sexta-feira, 19 de julho de 2013

Maioria das lesões físicas ocorre por má orientação



Com o aumento da procura por atividades físicas recreativas e competitivas cresce também a incidência de lesões nos praticantes.

“São resultado de exercícios realizados de maneira extenuante, em práticas inadvertidas e inapropriadas. Isso provoca redução da longevidade competitiva”, aponta o professor de Fisioterapia da UniFil, Roberto Kiyoshi Kashimoto.

Ele coordena o projeto de extensão Fisioterapia Esportiva, que trabalha com avaliação, prevenção e reabilitação de lesões em amadores e profissionais. É desenvolvido na Clínica de Fisioterapia da UniFil, em eventos esportivos e locais de treinamento. Atletas e equipes de diversas modalidades passam por avaliação fisioterápica e recebem orientação e apoio para evitar lesões ou tratá-las, quando identificadas.

Roberto Kashimoto cita o exemplo das incidências de lesões no basquetebol no Brasil: entorses de tornozelo (12,8%), contusões na mão (9,8%) músculos adutores e lombalgia (6,9%), muscular em perna (5,9%) e tendinopatia infrapatelar (3,9%).

No futsal, os índices são: fraturas e luxações (31%), lesões musculares (25%), tendinites (17%), entorses (13%) e contusões (6%). Nessa modalidade esportiva, pés e tornozelos são os principais locais lesionados.

O professor destaca a importância da avaliação fisioterápica para prevenir problemas. “A intervenção precoce nas lesões esportivas acelera a cicatrização e minimiza o tempo de afastamento do atleta”, diz.

No projeto de extensão, os alunos estão orientando atletas e equipes de futsal, handebol, taekwondo e atletismo, com supervisão do fisioterapeuta e coordenador assistente Rodolfo Poli Mignoni.

Segundo Mignoni está “é uma oportunidade para os estudantes praticarem o que vão encontrar na área de fisioterapia esportiva. Eles vivenciam situações reais, de atletas lesionados que precisam se recuperar, de preparação de equipes para competições, de acompanhamento do desempenho”.

Fonte: Fisioterapia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário