segunda-feira, 3 de junho de 2013

Guia das vitaminas: conheça as mais importantes e saiba consumir



Laranja tem muita Vitamina C, ovos são ricos em Vitamina B12 e a cenoura é fonte de Vitamina A. Talvez você já tenha lido essas informações por aí algumas vezes. Mas, afinal, o que é que isso significa? Nós também queremos saber! Por isso, consultamos a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão Cintya Bassi, que explica tudo sobre vitaminas: lista as principais, sua importância e indica quais alimentos são ideais para consumirmos essas propriedades.

Leia também
Gengibre emagrece, extermina celulite e previne contra gripes
Gergelim seca a barriga e ajuda a conquistar cinturinha dos sonhos
Aprenda receita de shake para fazer o intestino funcionar

Principais vitaminas dos alimentos
Segundo a especialista, as principais vitaminas presentes nos alimentos são Vitamina A (Retinol), D (Calciferol), E (Tocoferol) e  K (Filoquinona), que são lipossolúveis e algumas hidrossolúveis como B12 (Cobalamina), B1( Tiamina)  e Vitamina C (Ácido ascórbico).

Benefícios das vitaminas e onde encontrá-las

Vitamina A (Retinol) – Essencial para a visão noturna, já que é um componente do pigmento visual da retina que é necessário para uma visão normal quando há pouca luminosidade. Também é necessária para o desenvolvimento do esqueleto e das partes moles do corpo, devido a seus efeitos na síntese proteica e na diferenciação das células ósseas. Possui papel importante na manutenção da estrutura epitelial normal. Como consumir: fígado, gema de ovo, leite integral, folhas verde-escura, vegetais amarelos (nabo, cenoura, batata doce, abóbora, etc) e nas frutas amarelas (pêssego, melão, etc).

Vitamina B1 (Tiamina) – Importante para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Como consumir: carne de porco magra e germe de trigo são fontes proeminentes. Também em fígado, linguiça de fígado, aves, gema de ovo, peixes, feijões secos, grãos integrais e grãos enriquecidos.

Vitamina B12 (Cobalamina) – Atua no funcionamento do metabolismo de todas as células, especialmente as do trato gastrintestinal, medula óssea e tecido nervoso. Está envolvida no metabolismo de proteínas,  gorduras e carboidratos e associada à absorção e ao metabolismo de ácido fólico. Como consumir: leite integral, ovo e fígado.

Vitamina C (Ácido ascórbico) – Importante para a produção do colágeno, que mantém a pele firme e bonita. Essencial também para facilitar a absorção e transporte do ferro. Como consumir: É amplamente encontrado nas frutas cítricas, nas folhas vegetais cruas e nos tomates. Morangos, melões, repolho e pimentão verde também são boas fontes.

Vitamina D (Calciferol) – Importante para o crescimento e desenvolvimento e essencial na formação, mineralização e manutenção de ossos e dentes em crianças e adultos. Necessária também para prevenir e curar o raquitismo. Como consumir: pode ser adquirida pela ingestão de certos alimentos ou pela exposição à luz solar. Encontrada em óleo de fígado de peixes e em moderadas quantidades na manteiga, gema de ovo e fígado.

Vitamina E (Tocoferol) – Possui função antioxidante, reduzindo a ação de radicais livres, substâncias que provocam o envelhecimento do organismo. Auxilia ainda na atividade das vitaminas A e Vitamina C, por evitar sua oxidação, atuando como protetora dessas vitaminas. Como consumir: É a mais disponível nos alimentos comuns. O óleo de germe de trigo é a fonte mais rica. Vegetais verdes, gema de ovo, gordura do leite, manteiga, fígado, nozes e óleos vegetais como de soja, milho e algodão também contém esta vitamina.

Vitamina K (Filoquinona) – Relacionada principalmente ao processo de coagulação do sangue. Como consumir: Vegetais de folhas verdes, especialmente repolho, espinafre, couve, alface e couve-flor. Também no tomate, grão de trigo, feijões de soja, gema de ovo e fígado.

Fonte: Bolsa de mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário