Para quem está de dieta, uma das maiores dificuldades é passar o dia à base de pratos light e sentindo fome o tempo todo. Para piorar, a restrição de doces e carboidratos pode aumentar
a ansiedade e causar ainda mais fome. No entanto, alguns ingredientes podem ajudar a tornar o dia a dia menos sofrido.
Segundo a terapeuta ortomolecurar Anna Bordini, da Clínica Bertolini, a sensação de saciedade é influenciada pelo nível de glicose no sangue, e, por isso, é importante manter estes níveis equilibrados. “O ideal é realizar três refeições por dia intercaladas por pequenos lanches, sendo necessário combinar um café da manhã reforçado, um almoço à base de proteínas e carboidratos e um jantar leve”, indica.
A especialista explica que comer a cada três horas evita que a fome ataque de uma vez só e faz toda a diferença para uma dieta equilibrada. “Quando sente muita fome, a pessoa acaba abusando na quantidade de alimentos em uma única refeição no dia, o que provoca um gasto energético muito grande para o sistema digestivo, causando sonolência e, consequentemente, aumentando a fome”, revela.
Líquidos amigos da dieta
A especialista indica algumas bebidas que são capazes de provocar a sensação de saciedade por mais tempo e auxiliam na perda de peso:
- Suco de limão. “A fruta possui um gosto azedo que logo inibe a vontade de comer algo.”
- Chás. “No geral, estas bebidas acalmam o estômago.”
- Água. “Ela ocupa espaço no estômago, satisfazendo a vontade de comer.”
Como enganar a fome
Outra dica que Anna dá para driblar a fome é comer alimentos ricos em fibras. “Quando chegam ao estômago, eles formam uma espécie de gel que atrasa a digestão, induzindo a pessoa a comer menos e a gastar mais calorias para digeri-los”, afirma. Uma ótima recomendação é investir em sucos de frutas ricas em fibras, como o abacaxi e a banana, e vitaminas que misturem grãos, como a aveia, com iogurte desnatado, que é capaz de prolongar a sensação de saciedade. Estas bebidas são boas opções para o café da manhã reforçado ou o lanche da tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário