segunda-feira, 27 de agosto de 2012

6 passos para prevenir o aparecimento das rugas






As rugas são sinais naturais da pele, que aparecem com o avançar da idade, e embora não exista maneira de impedir que elas se instalem é possível prevenir e retardar o seu aparecimento seguindo os 6 passos que sugerimos:

- Não lave o rosto com água de torneira,  porque a água clorada aumenta o risco de rugas.

- Lave o rosto no máximo 2 vezes ao dia, mais do que isso retira a oleosidade e a hidratação naturais da pele.

- Utilize para a higiene da pele o sabão neutro, contendo hidratante, e nunca  os sabões alcalinos e com desodorantes.

- Utilize sempre um hidratante a base de água após a pele estar bem seca.

- Use filtro solar, diáriamente, mesmo se a exposição ao sol for pequena.

- Não beba bebidas alcoólicas até três horas antes de dormir, pois o álcool favorece a saída de líquido dos capilares para a pele, e essa saída é maior enquanto estamos deitados.


Fonte: Tua Saúde

12 dicas para cuidar bem do cabelo




Você sabia que bonés e chapéus protegem o cabelo do sol, mas - se usados em excesso - abafam o couro cabeludo? Siga essas e outras dicas essenciais para ter um cabelo bonito e saudável:

Seque sem destruir

· Prefira usar uma toalha de microfibra para secar o cabelo. Ela diminui o frizz e absorve melhor a água (amasse, mas não esfregue!).

· Troque a chapinha por bobes largos, que também alisam.

· Não frite seu cabelo! Passar a chapinha só três vezes em cada mecha já dá o resultado esperado e não prejudica a saúde dos fios.

· Acabe com o frizz dando um jato de ar frio após secar todo o cabelo.

Crie ondas poderosas

· Use difusor definindo os cachos: nas pontas, seque de baixo para cima e, na raiz, de cima para baixo.

Deixe o liso mais liso

· Perca o efeito liso escorrido aplicando um pouco de musse na raiz.

· Quando passar a chapinha nas pontas, vire o aparelho para dentro. Isso garante que o cabelo não fique com aquele acabamento espetado e tenha um balanço natural.

· Dome fios lisos e rebeldes com reconstrução capilar a cada 15 dias, feita no salão.

No verão

· Boné e chapéu protegem os fios do sol, mas devem ser usados com cautela porque abafam o couro cabeludo.

Coloração

· Cabelos desbotados devem receber produtos que contenham vitamina E.

Hidratação

· Pegue um fio e puxe. Se ele esticar como se fosse um elástico, está na hora de fazer uma cauterização.

Dia a dia

· Higienize escovas e pentes uma vez por mês. Deixe-os de molho em água quente por 15 minutos. Lave com sabonete líquido neutro e ponha para secar ao sol.

Fonte: M de Mulher

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Saiba quais são os benefícios da hidroterapia



A água oferece vários benefícios para a saúde e é utilizada para diversos tratamentos terapêuticos. Um deles é a hidroterapia, um recurso fisioterapêutico cada vez mais utilizado na área médica para se obter uma recuperação mais rápida e melhor dos pacientes. Ela é realizada em uma piscina aquecida e coberta. Deve sempre ter orientação e acompanhamento de um profissional de fisioterapia que irá usar técnicas e exercícios personalizados para cada pessoa.

Esse tipo de tratamento é indicado para todas as idades e diferentes patologias. Ele combate e previne dores nas costas, lesões musculares e doenças reumáticas. No entanto, o fisioterapeuta Luis Henrique de Abreu diz que não é recomendado para pessoas que têm pressão alta, influência cardíaca, incontinência intestinal e urinária e que possuem feridas abertas.

De acordo com o fisioterapeuta, a hidroterapia também ajuda o paciente a aumentar sua autoestima. “Esse trabalho depende muito da condição clinica do paciente. A partir disso é definido o tipo de tratamento a ser feito. As sessões são realizadas de forma individual ou em grupos que apresentem o mesmo problema”, explica Abreu.

Uma das vantagens da hidroterapia é que o os exercícios não provocam impacto, por serem realizados na água. A duração de cada sessão varia de 50 a 60 minutos, conforme a necessidade de cada pessoa. A dona de casa Meire Aparecida Gomes Carriti, 50 anos, fez a hidroterapia durante 11 meses.  O tratamento foi indicado para a diminuição da retenção de líquido e de dores musculares. “Sentia os benefícios da hidroterapia logo após o início dos exercícios. As dores e os inchaços diminuíram bastante já no primeiro mês e antes mesmo do fim do tratamento não apresentava nenhum sintoma”, conta.

A hidroterapia tem a mesma finalidade da terapia convencional, porém com algumas vantagens, o que torna o tratamento ainda mais eficaz e confortável. Na hidroterapia o paciente tem mais liberdade de movimento, possibilitando trabalhar vários grupos musculares e diferentes movimentos ao mesmo tempo de forma segura. 
A sua eficácia também é melhor, comparada com os exercícios realizados em terra. Na água a resistência é de 6 a 15 vezes maior, porém sem provocar lesões, pois a força da gravidade é menor. O tratamento também melhora a postura corporal e a circulação periférica.São aplicados movimentos lentos para quem sente muitas dores, e rápidos com o objetivo de fortalecimento muscular. Segundo Abreu, a melhor temperatura da água para iniciar o tratamento é de 30ºC, e depois de 27 a 28ºC. Já as técnicas, em modo geral, se resumem em exercícios passivos e ativos. 

Fonte: Fisioterapia.com

Exercícios para prevenção e controle da dor lombar na gestação




Apesar de ser considerada comum, a lombalgia é um sintoma que, em grau maior, pode causar incapacidade motora, insônia, depressão, e podem impedir a gestante de levar uma vida normal. Como as dores podem provocar uma limitação importante na vida diária da gestante é um assunto que não deve ser negligenciado.
Levando em consideração que algumas pesquisas demonstram que mulheres que tem uma condição física melhor apresentam menor chance de desenvolver a lombalgia durante a gravidez, temos aqui mais um motivo para ter um estilo de vida ativo, mesmo que se inicie durante a gestação.
O fortalecimento muscular do abdome e coluna lombar, bem como o relaxamento da musculatura das costas ajudam na prevenção e diminuem as dores. No entanto, mudanças de hábitos como forma de dormir, levantar e carregar pesos também precisam ser revistos. Quando estes recursos não produzem efeitos positivos os medicamentos (prescritos pelo médico) e a fisioterapia poderão ser utilizados, além de cintas de sustentação do abdômen.
Como a dor lombar é um fator comum, se faz necessário o controle desta variável durante a execução dos exercícios, bem como as modificações de algumas posturas para não aumentar este desconforto. Os relaxamentos e massagens são técnicas que podem ser utilizadas durante as aulas. A hidroginástica também é uma boa atividade, pois a água produz um relaxamento natural, além de não provocar impacto nas articulações e diminuir os inchaços.
Algumas pesquisas relatam que as dores lombares também podem se manifestar no pós-parto, agora decorrentes dos cuidados com o bebê, pois a mãe adota algumas posturas inadequadas na troca de roupas, banho e amamentação. Sendo assim, os exercícios devem ser retomados assim que houver liberação médica, bem como modificar as posturas que prejudicam a coluna.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A LER no Brasil




No Brasil, as lesões por esforços repetitivos e distúrbios ósteo-musculares relacionados ao trabalho (LER/Dort) são uma epidemia. Dor, parestesia (frio, calor, formigamento ou pressão), sensação de peso e fadiga, principalmente nos ombros, são sintomas de um tipo de problema que afasta cerca de 100 mil trabalhadores por ano.

É obrigatório notificar os casos como acidente de trabalho ao Ministério da Saúde. Recomenda-se intervir logo no início contra o avanço da lesão.

Primeiro, deve-se analisar as situações de trabalho e identificar os fatores de risco. Com os dados de saúde do trabalhador, faz-se um estudo ergonômico multidisciplinar, com a participação dos chefes de produção, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestores de recursos humanos, responsáveis pela manutenção, médicos do trabalho, engenheiros e outros. Aspectos biomecânicos, cognitivos, sensoriais, afetivos e de organização do trabalho devem ser analisados de forma integrada.

Eles devem analisar o posto de trabalho (assento, mesa, luminosidade), as ferramentas (a qualidade da tela do computador, o comprimento do fio do mouse) e fatores agressores como exposição a vibrações, temperatura, ruídos, pressão mecânica localizada, tensão, cargas etc.

Há que checar também os processos de trabalho. Tanto atividades monótonas quanto as de muita exigência cognitiva, que causem tensão muscular e estresse, podem ser prejudiciais. E deve-se levar em conta ainda a percepção subjetiva do trabalhador. Ele está preocupado demais com seu futuro na empresa ou na carreira? O trabalho atual atende a suas expectativas?

Eliminar as lesões não é, portanto, apenas modificar o mobiliário, fazer ginástica laboral e fisioterapia. A fisioterapia alivia a dor, relaxa a musculatura tensionada e orienta a postura em atividades ocupacionais e de lazer.

Fonte: Faça Fisioterapia

Cerca de um terço da população possui doenças causadas pelo sono




Problemas com o sono são comuns na rotina de pessoas bem atarefadas. Atualmente, os cearenses costumam realizar muitas atividades durante a semana, deixando o prazer de dormir durante a manhã inteira somente no sábado ou domingo, por exemplo. Mas até que ponto o sono pode gerar doenças?

Segundo o médico neurologista especialista em Medicina do Sono, Manoel Alves Sobreira Neto, a estimativa da população que sofre com algum problema de sono é de até 1/3. Além disso, segundo o neurologista, existem atualmente mais de 90 doenças do sono.

“As doenças do sono mais prevalentes são as Insônias, a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, a Síndrome das Pernas Inquietas e os comportamentos anormais que ocorrem durante o sono, denominados parasonias”, explica.

Manoel Sobreira alerta que, para evitar os problemas, um adulto jovem necessita de um tempo de sono médio em torno de 7,5 a 8 horas por dia. “As pessoas tem sofrido uma privação de sono, dormindo cada vez menos durante o período noturno, devido a compromissos sociais e profissionais”, diz.

De acordo com Sobreira, durante a infância é necessária a realização de cochilos durante o dia. Já na fase adulta, o cochilo diurno pode ser suprimido. “Mas, para pessoas que são impossibilitadas de dormir o que necessitam durante a noite, recomenda-se um cochilo diurno como forma de compensar o déficit de sono”, aconselha.

Diagnóstico

As consequências de uma noite mal dormida podem ser graves. Por isso, é necessário ficar atento aos sintomas. Geralmente, segundo Sobreira, as repercussões diurnas dos indivíduos que sofrem de distúrbios do sono “são as mais diversas, tais como sonolência excessiva diurna, fadiga, desatenção, falta de motivação e dor de cabeça”. Além disso, qualquer faixa etária corre o mesmo risco.

“Desde agosto do ano passado, o Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira passaram a reconhecer a Medicina do Sono como área de atuação das especialidades de neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia e psiquiatria. De modo que o diagnóstico e tratamento dos problemas do sono devem ser realizados por médicos com formação nesta área”, esclarece.

De acordo com o neurologista, existem diferentes métodos de diagnóstico complementares. “O mais conhecido e utilizado é o exame de polissonografia, o qual consiste na monitorização de diferentes parâmetros fisiológicos, como a atividade cerebral, o fluxo aéreo e outros, durante o sono”, destaca.

Tratamento

Manoel Sobreira ressalta que o tratamento varia de acordo com o problema. “Para a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono podem ser utilizados, a depender de cada caso, o uso de aparelhos de pressão positivo em via aérea, conhecidos como CPAP. Já para as insônias, podem ser utilizados medicamentos ou uma forma de tratamento, cada vez mais recomendada, chamada de Terapia Cognitiva-Comportamental”, conclui.

Fonte: Fisioterapia.com

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Rotina de trabalho flexível melhora a saúde e o bem-estar dos funcionários


Um ambiente de trabalho mais flexível pode trazer melhoras para a qualidade do sono e da saúde dos empregados, de acordo com novo estudo da University of Minnesota junto à University of Delaware, nos Estados Unidos. Os resultados foram publicados no Journal of Health and Social Behavior.

O estudo usou dados coletados de 608 empregados de uma empresa americana antes e depois da flexibilização do ambiente de trabalho. Com isso, os pesquisadores analisaram as mudanças na saúde e nos hábitos saudáveis desses funcionários, comparando a outras pessoas que não passaram por essa experiência.

Na iniciativa dessa empresa, que aconteceu em 2005, os empresários permitiram que os funcionários decidissem quando e onde trabalhar, com base em suas necessidades individuais e responsabilidades no trabalho, sem que tivessem que pedir permissão ou avisar aos seus gerentes.

Ao final do estudo, descobriu-se que esses empregados:

- Relataram terem dormido quase uma hora a mais (52 minutos) que o de costume;
- Melhoraram os hábitos saudáveis, pois se sentiram menos pressionados a trabalhar doentes e mais propensos a procura um médico quando necessário, mesmo que estivessem atarefados;
- Organizaram melhor o tempo para executar as tarefas e reduziram o conflito entre trabalho e família.

Todas essas mudanças diminuíram a exaustão emocional e o sofrimento psíquico dos funcionários. O estudo reforça a necessidade de refletir sobre como o trabalho influencia a saúde dos indivíduos e o que pode ser feito para que essa interferência seja positiva.

Trabalho agradável também reduz obesidade e tabagismo

Outro estudo, conduzido na Finlândia e publicado no periódico Occupational and Environmental Medicine, revela que indivíduos que julgam viver em melhores ambientes de trabalho apresentam menos comportamentos de risco à saúde: tabagismo, obesidade, sedentarismo e abuso de álcool. Vale lembrar que esses são os quatro fatores de risco mais associados a doenças e à mortalidade em países industrializados.

A pesquisa analisou mais de 30 mil servidores públicos finlandeses e confirmou que fatores psicossociais associados ao trabalho são capazes de contribuir para que as pessoas adquiram comportamentos de risco. Outras pesquisas já haviam revelado que condições psicológicas adversas no trabalho aumentam o risco de obesidade e excesso de álcool. Também já havia sido demonstrado que indivíduos que não têm confiança na instituição em que trabalham têm maior dificuldade em abandonar o vício do cigarro.

O mundo corporativo já está bem convencido de que investir na saúde dos trabalhadores traz grande retorno econômico. O presente estudo demonstra que o clima organizacional pode ser um forte aliado para a promoção da saúde.

Fonte: Faça Fisioterapia

Recursos da fisioterapia para combater a celulite




O fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia, RPG e cosmetologia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clínicas e estéticas e mais: com conhecimentos relevantes de anatomia, fisiologia, patologia.

Esse conhecimento proporciona uma abordagem direcionada à forma mais eficaz de tratamento para cada paciente, potencializando e assegurando resultados efetivos, sem causar riscos à saúde.
Alguns dos tratamentos mais utilizados atualmente são:

Corrente Galvânica

A iontoforese consiste em fazer penetrar no organismo substâncias farmacológicas ionizáveis através do revestimento cutâneo por meio de uma corrente elétrica unidirecional que possui propriedades polares iontoforéticas.
Segundo Parienti (2001), os primeiros resultados são notáveis em geral por volta da 6ª ou 7ª sessão de ionização. A duração é em média da sessão é cerca de 20 minutos. O número recomendado de sessões é de 20, podendo-se realizar novas sessões após um descanso de 1 mês.

Eletrolipoforese

Os efeitos fisiológicos proporcionados pela eletrolipoforese são: efeito térmico (aquecimento local); efeito eletrolítico (atua no metabolismo da gordura, acelerando a quebra); efeito de estímulo circulatório (decongestiona a microcirculação local); efeito neuro-hormonal (com a liberação de adrenalina e histamina local), todos estes favorecendo a "quebra das células de gordura"

Correntes Excitomotoras

A estimulação elétrica neuromuscular (NMES) é um importante coadjuvante no tratamento do fibro edema gelóide. Esta modalidade terapêutica tem por objetivo propiciar o fortalecimento e/ou hipertrofia muscular, bem como o aumento da circulação sanguínea e linfática, melhorando assim o trofismo dos tecidos.

Acredita-se que trabalhando-se com correntes de baixa freqüência poderemos ter uma boa contração muscular, em sessões com duração de 15-20 minutos, realizadas 2-3 vezes por semana. O número de sessões mais indicado está entre 15 e 30. Os resultados esperados e obtidos a partir de 10 sessões são: tonificação seletiva dos músculos, redução dos depósitos de gordura, aumento da circulação e aceleração do metabolismo.

Endermologia

É uma técnica de tratamento que engloba equipamentos específicos, baseados na aspiração (sucção), acrescidos de uma mobilização profunda da pele e tela subcutânea, permitindo um incremento na circulação sanguínea e superficial.
As funções do tratamento com a endermologia no fibro edema gelóide consistem em melhorar a maleabilidade do tecido, com ação inclusive nas etapas mais avançadas do distúrbio, suavizando o aspecto acolchoado da pele.

 A endermologia visa, através de ação puramente mecânica, reverter o processo patológico do fibro edema gelóide, estimulando a dissolução dos nódulos e liberando as aderências teciduais, bem como favorecendo na diminuição dos transtornos circulatórios.

    Estudos comprovaram que a massagem mecânica não-invasiva melhora a aparência da celulite e altera a distribuição da gordura subcutânea, por tracionar verticalmente os tecidos.
Mostrou-se eficaz no tratamento da celulite um protocolo realizando endermologia 3 vezes por semana, 30 minutos por 20 sessões. Ele conseguiu diminuir e atenuar a sua presença, aumentando a auto-estima da paciente e proporcionando uma melhor aparência local.

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é de grande importância no tratamento do fibro edema gelóide, diante do quadro de estase sanguínea e linfática. Essa técnica consiste em captar o líquido excedente que originou o inchaço e evacuá-lo em direção aos vasos do sistema linfático, mantendo, dessa forma, o equilíbrio de líquidos presentes no organismo.

A técnica de Drenagem Linfática Manual (DLM), quando bem realizada, melhora a tonicidade dos tecidos, aumenta o transporte de metabólitos, promove alívio da dor, aumenta a circulação sanguínea e linfática, auxilia na penetração de produtos com princípios ativos específicos, e aumenta a maleabilidade tecidual. Não se recomenda que a DLM seja a única forma de tratamento, uma vez que a celulite apresenta muitas causas.

Ultra-som

O uso do ultra-som no tratamento do fibro edema gelóide está vinculado à sua capacidade de fonoforese, ou seja, penetração de ativos através da onda ultrassônica, além de promover formação de nova vascularização com conseqüente aumento da circulação, rearranjo e aumento das fibras de colágeno e melhora das propriedades mecânicas do tecido (maior resistência, melhor aparência, liberação de aderências de fibrose da celulite grau III).

Fonte: Faça Fisioterapia