quinta-feira, 10 de maio de 2012

Alongamentos podem evitar lesões no trânsito

Para descongestionar o corpo
É bem verdade que o motorista encara qualquer contratempo sobre o asfalto bem sentado e acomodado. Mas, garante a fisioterapeuta Denise Alcântara, dirigir está longe de ser uma atividade relaxante. E, quando no meio do caminho há um engarrafamento, pior ainda. Além dos nervos, diz, coluna, pernas e braços costumam ser as principais vítimas dos congestionamentos nossos de cada dia.
Quase sempre, explica, a origem dos problemas musculares está na má postura que as pessoas adotam na hora de dirigir. “Longos períodos ao volante podem levar a espasmos nos músculos da coluna que causam dores de cabeça e nas costas”, afirma Denise. E isso não é tudo. A postura inadequada leva o motorista a respirar mal. “Tudo isso junto, somado à confusão fora do carro, causa estresse”, diagnostica. Ou pior: um problema sério de saúde. Segundo Denise, não são raros os casos de lesões provocadas pelo trânsito. Principalmente na coluna lombar.
Aos motoristas inveterados, ela aconselha: se o engarrafamento for mesmo inevitável, alguma movimentação faz-se necessária para quem está na direção. O primeiro passo, avisa aos marinheiros de longas e tortuosas viagens, é fazer um breve alongamento antes de entrar no carro. Depois, aqui e acolá, o ideal é movimentar o corpo. Quanto mais endorfina, melhor.

  Fonte: Jornal do Commercio – Revista Arrecifes

Nenhum comentário:

Postar um comentário