quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Pilates e a qualidade de vida


Pilates faz uso de um método que baseia-se em exercícios rítmicos de força e alongamento, em sua maioria, realizados pelo praticante de forma ativa, com a utilização de aparelhos (que funcionam por um mecanismo de molas), bolas e bastões, entre outros acessórios.
O programa é direcionado para atender às necessidades corporais de cada indivíduo. Por isso, a intensidade e o nível de complexidade dos exercícios serão de acordo com a evolução e resposta fornecida por cada um. 
Não há contra-indicação absoluta para a prática do Pilates. Os exercícios podem ser executados por qualquer pessoa, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação. Pode ser recomendado ainda a todos os indivíduos que tenham como objetivo o condicionamento e a prevenção de lesões.

O maior objetivo do Pilates é proporcionar às pessoas um aprofundamento na compreensão dos seus corpos. Dessa forma, o individuo passa a utilizá-lo de forma correta, tornando-se apto a realizar as atividades de vida diárias de maneira mais aprimorada, o que resulta em menor gasto de energia, maior disposição e consequentemente melhora na qualidade de vida.

Benefícios do Pilates:

·         Desenvolver a flexibilidade; 
·         Fortalecer a musculatura; 
·         Estimular a circulação; 
·         Melhora o condicionamento físico;
·         Permite alinhamento postural adequado;
·         Trabalha coordenação motora;
·         Melhora a consciência corporal;
·         Alivia tensões;
·         Reduz estresse e dores crônicas.